terça-feira, 22 de julho de 2008

Beisebol


Introduzido nos jogos olímpicos de Barcelona, em 1992, o beisebol é um esporte tipicamente americano, onde atualmente se tornou popular em países europeus, latino americanos e da ásia oriental. A seleção cubana já possui 3 medalhas de ouro, seguida pela norte americana com 1 medalha de ouro. O beisebol foi retirado dos jogos olímpicos, assim, em Beijing 2008 será a última participação da modalidade.

No Brasil o esporte é comum entre norte americanos e imigrantes japoneses na cidade de São Paulo. A seleção vem progredindo aos poucos ao longo dos anos, mas nunca chegou a se classificar para uma olimpíada, tão pouco para um Pan Americano.

Oo jogos começam no dia 13 de agosto e vão até dia 23, que será a final. Nos dias 17 e 21 não haverão jogos.

Basquete


Em 1936 o basquete foi admitido como esporte olímpico, e a pergunta não era quem chegaria em primeiro, mas quem conseguiria chegar em segundo lugar. Os Estado Unidos vem conquistando o ouro desde aquela época.
Em Barcelona, 1992, o "Dream Team" brilhou nas quadras com os consagrados Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird. A equipe conquistou o ouro no estilo AllStar.
O basquete feminino entrou para as olimpíasdas em 1976, e até então, o ouro foi dividido entre a seleção norte americana e a União Soviética, depois pelos Estados Independentes da extinta União Soviética.
O Brasil está levando apenas sua delegação feminina para os jogos olímpicos. A seleção masculina não se classificou.
O Brasil possui 5 medalhas na modalidade, sendo 1 de prata, conquistada pela seleção feminina nos jogos de Atlanta, 1996, e 4 bronzes, desses sendo 3 da seleção masculina. Na última olimpíada, a seleção feminina chegou ao quarto lugar.
As partidas tem início dia 9 à 24 de agosto, sendo dia 23 e 24 as finais.

Badminton


Os radares de velocidade enlouquecem com uma peteca que se move de um lado para outro da quadra de badminton, o esporte de raquetes mais rápido do mundo. Sua velocidade chega perto dos 260Km/h.

De origem indiana, o badminton foi inspirado em um jogo grego para crianças. Uma de suas variantes foi adotada por oficiais do exército britânico que ocupava a Índia por volta de 1870. Três anos mais tarde já era jogada em Badminton House, castelo do duque de Beaulfort, no Reino Unido.

O Badminton tornou-se esporte olímpico nas olimpíadas de Barcelona, em 1992.

As competições ocorrem em individual e duplas masculino e feminino e misto.

O Brasil não possui uma delegação para o esporte, tão pouco conquistou uma medalha.

Os chineses já possuem 8 medalhas de ouro e são os favoritos novamente.

As competições de badminton ocorrerão dos dias 9 à 17 de agosto, tendo suas finais a partir do dia 15.

Atletismo


O Atletismo é de alguma forma a encarnação do lema olímpico: "Citius, Altius, Fortius", que siginifica o mais alto, o mais rápido, o mais forte. O atletismo baseia-se em três fundamentos: correr mais rápido, saltar mais alto, lançar mais longe que seus rivais.
Na pista interna, os homens e mulheres competem nas seguintes categorias:
100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 5000m, 10000m, 3000m com obstáculos, 110m com barreiras, 400 m com barreiras, revesamento 4x100m, revesamento 4x400m.
Na pista externa, os homens e mulheres competem nas provas da maratona, 20km marcha atlética, e exclusivamente 50km marcha atlética para os homens.
Dentro de campo, homens e mulheres competem nas categorias:
salto em altura, distância, com vara e triplo; lançamento de peso, disco, martelo e dardo.
Os homens praticam o decatlo e as mulheres o pentatlo.
A delegação brasileira está enviando aos jogos da China cerca de 45 competidores de atletismo.
O Brasil possui 13 medalhas da modalidade, sendo 3 de ouro, 3 de prata e 7 de bronze. Adhemar Ferreira da Silva conquistou dois ouro olímpico competindo no salto triplo em 1952 e 1956.
As provas de atletismo serão realizadas a partir do dia 15 de agosto, e vão até o encerramento, dia 24 de agosto.