quarta-feira, 23 de julho de 2008

Ciclismo



As bicicletas foram inventadas em 1817 e desde entao utilizadas como meio de transporte. em 1885, um inglês inventou um mecanismo de engrenagens que ajudou a igualar o tamanho das rodas dianteira e
traseira, como é o desenho básico de uma bicicleta conhecida nos dias de hoje. o Ciclismo faz parte dos jogos olímpicos desde a primeira edição dos jogos de Atenas em 1896. Ate os jogos de Los Angeles em 1984, teve somente a participação masculina.

O ciclismo está dividido em quatro categorias: de rua, de pista, de montanha e BMX.
Ciclismo de Montanha: Cross-country masculino e feminino.
Ciclismo de Rua: Individual contra o relógio e individual de rua, masculino e feminino.
Ciclismo em Pista:
Masculino: por pontos, perseguição individual, perseguição por equipes, keirin, velocidade por equipe, velocidade individual e madison.
Feminino: por pontos, perseguição infividual e velocidade individual.
BMX:Individual, masculino e feminino.

O Brasil leva até Beijing 3 atletas, tentando buscar a primeira medalha olímpica na modalidade.

O ciclismo de rua acontece dia 9, 10 e 13 de agosto, o de montanha dias 22 e 23 de agosto, de pista dia 15 até 19 de agosto, e bmx nos dias 20 e a final dia 21 de agosto.

Canoagem

A verdadeira origem da canoa é difícil de conhecer, pois os povos de todas as partes do mundo criaram uma variedade de embarcações ao longo da história. A origem dos modernos caiaques olímpicos, poderia ser de um tronco de madeira oca dos indios americanos ou dos caiaques dos esquimós. Estas embarcações eram impulsionadas por apás, e eram utilizadas a milhares de anos para pescar, caçar ou viajar.


A canoagem em águas tranquilas faz parte dos jogos olímpicos desde 1936, e com o tempo foi se aplimorando, incorporando em 1972 a modalidade slalom, que é realizado em corredeiras.



Categorias de velocidade:

Masculino: canoa simples 1000m, canoa simples 500m, canoa dupla 1000m, canoa dupla 500m, caiaque simples 1000m, caiaque simples 500m, caiaque duplo 1000m, caiaque duplo 500m, caiaque quadruplo 1000m.

Feminino: caiaque simples 500m, caiaque duplo 500m, caiaque quadruplo 500m.

Categorias do slalon: caiaque simples masculino e feminino, e canoa simples e dupla masculina.


O Brasil tem uma atleta selecionada para a categoria slalon. Nivalter Santos conquistou sua vaga por uma brecha no regulamento, que impedia a ida do Canadá e do México em duas provas, herdando o lugar dos canadenses. Ela ficou em terceiro lugar nos jogos Pan Americanos do Rio, e em segundo lugar no pré-olímpico da américa, garantindo a classificação para beijing. O país ainda não possui medalhas na modalidade.


As competições em águas tranquilas tem início dia 18 de agosto até 23, quserá o segundo dia de finais.A modalidade slalon tem inícia dia 11 de agosto, com final dia 12, e 13 com final dia 14.

Boxe


O Boxe é um dos esportes mais antigos dos jogos olímpicos. Na antiga grécia, os competidores utilizavam uma tira larga de couro nas mãos, como seu único meio de proteção. A disputa terminava quando o adversário caía ou se rendia. No caso dos romanos, a disputa ia até a morte.

O boxe era proibido devido o seu perigo, tornando modalidade olímpica em 1904 quando o esporte tornou-se popular nos Estado Unidos, proibido novamente em 1912, e retornando definitivamente em 1920. Grandes pujilistas como Hence, Muhammad Ali (Cassius Clay) e Teofilo Stevenson lembraram lendas gregas como Theagenes de Thassos e Cleitomachus de Thebes.

O boxe se divide em algumas categorias:
Mosca ligeiro - até 48 kg, Mosca - até 51 kg, Galo - até 54 kg, Pena - até 57 kg, Leve - até 60 kg, Meio-médio ligeiro - até 64 kg, Meio-médio - até 69 kg, Medio - até 75 kg, Médio-pesado - até 81 kg, Pesado - até 91 kg, Super-pesado - acima de 91 kg.

Este ano o Brasil leva até Beijing 6 atletas. A única medalha conquistada por um brasileiro foi um bronze em 1968. Servilio de Oliveira competiu na categoria Peso mosca.
As lutas tem início dia 9 de agosto e vão até o dia 24, onde será o segundo dia de finais no boxe.