quinta-feira, 24 de julho de 2008

Ginástica Artística



A Ginástica Artística é uma das modalidades mais emblemática dos jogos olímpicos e ao mesmo tempo uma das mais exigentes, pois combina força, habilidade e flexibilidade. Os homens competem em 6 aparelhos: solo, cavalo, argolas, saltos, barras paralelas e barra horizontal. As mulheres participam em 4 aparelhos: saltos, barras assimétricas, trave de equilíbrio e exercícios no solo.

As provas se dividem em:
Masculino: solo, trave fixa, argolas, barras parelelas, cavalo com alças, salto a cavalo, combinado individual, combinado por equipe.Feminino: solo, trave de equilíbrio, barras assimétricas, salta a cavalo, combinado individual, combinado por equipe.

O Brasil levará a Beijing 7 atletas, sendo 1 masculino e 6 feminino. O país não possui medalhas nesta modalidade. A melhor classificação foi em 2004, com Daiane dos Santos em 5º lugar no solo.

Nos dias 9 e 10 de agosto aconbtecem a etapa de classificação, e dos dia 12 à 15, e 17 à 19 de agosto acontecem as finais. Dia 20 de agosto está marcado uma exibição das equipes.

Futebol



O Futebol moderno começou com a aparição da Associação de Futebol da Inglaterra em 1863, mas já era um esporte conhecido mundialmente. Em 1900 o futebol foi o primeiro esporte em grupo incluido nos jogos olímpicos, e em Sidney 2000 foi comemorado o centenário do esporte em olimpíadas. O futebol feminino apareceu apenas em Atlanta 1996. São 16 equipes masculinas com jogadores até 23 anos, exceto 3 que podem ter idade acima, e 12 equipes femininas sem limite de idade.

No Brasil, são no total 36 atletas convocados, pela seleção masculina e feminina. Apesar do futebol masculino ser pentacampeão mundial, o Brasil conquistou apenas 2 medalhas de prata, nos jogos de 1984, 1988, e em 2004 mais uma prata com a seleção feminina. A seleção masculina ainda possui um bronze nos jogos de Atlanta 1996.

As partidas têm início antes da abertura dos jogos, dia 6 de agosto, sendo para cada 2 dias de jogos, 1 dia de folga. Dia 21 de agosto acontece a final feminina e dia 23 a masculina.

Esgrima

A Esgrima é o fruto da evolução de antigas formas de combate e é um dos quatro esportes que estão presentens em todos os jogos olímpicos da era moderna. A roupa protetora que cobre os espadachins foram desenhadas para que houvese uma segura execução do esporte, e ao passar dos anos foram feitas modificações nas máscaras para dar um lado mais humano á competição.

As disputas são divididas em três categorias: Florete, Sabre e Espada.

Categorias individuais:
Florete, sabre, espada masculino e feminino.
Categorias por equipe:
sabre, espada masculino e feminino.

No Brasil, dois atletas foram selecionados, tentando buscar a primeira medalha olímpica na competição.

As disputas começam dia 9 de agosto e vão até o dia 17.