quarta-feira, 30 de julho de 2008

Conheça a Mascote Beibei


Na arte e da cultura tradicional da China, desenhos de peixes e de água são ambos símbolos de prosperidade e de colheita. Assim Beibei representa prosperidade, uma vez que o peixe é uma forma de expressar um ano próspero e de uma vida longa de acordo com a tradição chinesa.
O desenho tem como referência pinturas chinesas antigas bem conhecidas. Entre os cinco mascotes, Beibei é conhecida por sua bondade e pureza. Pelo bem em esportes aquáticos, representa o anel azul olímpico.

Vôlei



O Vôlei surgiu na mesma época que o basquete, e se difundiu por todo o mundo. Foi introduzido pelos japoneses nos jogos de 1964. Nenhum país dominou o pódio, apenas a União Soviética teve um maior número de medalhas.

São disputados o campeonato masculino e feminino.

O Brasil envia a Beijing as suas duas seleções, masculina e feminina, com o total de 24 atletas. A seleção masculina conquistou o ouro em 1992 e em 2004, e tem grandes chances de conquistala novamente este ano. O país ainda possui uma medalha de prata e 2 de bronze da seleção feminina, nos jogos de Atlanta 1996 e Sidney 2000.

As partidas iniciam dia 9 de agosto, e vão até as finais nos dias 23 e 24 de agosto.

Vôlei de Praia


O Vôlei de Praia é uma variação do Vôlei de quadra, geralmente realizados na praia, ou no interior em quadras de areia artificial. O exito do público norte americano, brasileiro e europeu fez com que fosse incluso nos jogos olímpicos de Atlanta 1996.

São disputados os torneios masculino e feminino.

O Brasil conquintou 2 medalhas de ouro, sendo uma da dupla Ricardo e Emanuel que estarão este ano novamente participando dos jogos olímpicos. Possui também 4 medalhas de prata, sendo uma da dobradinha brasileira em Atlanta 1996, e mais um bronze. Ao todo serão 3 duplas classificadas para os jogos.

As partidas iniciam dia 9 de agosto e vão até as finais nos dias 21 e 22 de agosto.

Vela


A Vela é o esporte onde é utilizado iates impulsionados pelo vento, através de velas. Esta presente nos jogos desde 1900, estando apenas fora de San Luis 1904.

A vela é dsputada nas categorias:
Masculina: RS: X, 470, laser e star.
Feminina: RS: X, 470, laser e Yingling.
Misto: 49er, tornado e finn.

Diferente de outros esportes mais populares no Brasil, a Vela já conquistou 6 medalhas de ouro, sendo duas nas últimas olimpíadas, duas de prata e 6 de bronze. Este ano serão 12 atletas selecionados.

As regatas acontecem do dia 9 de agosto, até dia 21, com as finais a partir do dia 16 de agosto.

Trampolim Acrobático


A modalidade Trampolim Acrobático é a mais moderna da ginástica, e foi inclusa nos jogos de Sidney 2000. O atleta adquire altura e estabilidade com saltos preliminares. Então, inicia a execução de 20 elementos técnicos, sem interrupções, divididos em duas séries de 10.

São disputados as categorias individuais masculina e feminina.

Para Beijing, o Brasil mais uma vez não conseguiu classificação.

As eliminatórias acontecem dia 16 de agosto, e as finais nos dias 18 e 19.

Tiro com Arco


O Tiro com Arco é um esporte olímpico desde 1900, até 1920. Depois de mais de 50 anos, apareceu nos jogos de Munique 1972. As competições de Tiro com Arco são realizadas desde a era medieval. O esporte é o mesmo das histórias de Robin Hood, e o que apenas mudou foi o equipamento. O verdadeiro arqueiro impõe seu arco: mãos firmes, ombros fortes, olhos de águia e nervos de aço.

As provas são realizadas inviduvial ou por equipes, masculina e feminina.

O Brasil enviará a Beijing um atleta, em busca da primeira medalha na modalidade.

As competições vão do dia 9 de agosto, até as finais, dias 10, 11, 14 e 15 de agosto.

Tiro



A prática do tiro se tornou comum em alguns países europeus no final do século 13, porém o conceito moderno e atual do esporte começou no século 19, com o abundante desenvolvimento da indústria bélica. Nos primeiros Jogos Olímpicos da Era moderna, em 1896 em Atenas, das nove modalidades incluídas no programa de disputa, o tiro esportivo teve o maior número de atletas.

As provas são divididas em:
Masculina: carabina 50m 3x40, carabina apoiada 50m 60, carabina a ar 10m 60, pistola 50m 60, pistola de tiro rápido 25m 60, pistola de ar 10m 60, tiro ao prato valeta 125, tiro ao prato duplo 150, e tiro ao prato duplo 125.
Feminino: carabina 50m 3x20, carabina de ar 10m 40, pistola 25m 60, pistola de ar 10m 40, tiro ao prato valeta 75, tiro ao prato 75.

O Brasil possui um ouro olímpico com Guilherme Paraense, uma prata e um bronze, todos conquistados nas olimpíadas da Antuérpia, em 1920. Este ano, 2 atletas foram selecionados para representar o país.

As provas vão do dia 9 de agosto, até dia 17.