segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ketleyn Quadros conquista a primeira medalha do Brasil


O Brasil conquistou pela primeira vez uma medalha olímpica em provas individuais femininas. A judoca Ketleyn Quadros entrou para a história nesta segunda-feira ao derrotar a australiana Maria Pekli e conquistar o bronze, a primeira medalha do país nas Olimpíadas de Beijing.
Para assegurar a medalha na categoria leve (57 kg), Ketleyn mostrou grande forma na luta decisiva. Desde o início do combate, a brasileira conseguiu melhor pegada e dominou a rival. No segundo minuto, ela forçou uma punição à australiana por falta de combatividade e ficou na frente do placar.
Com o decorrer da disputa, a brasiliense permaneceu dominando a adversária. No fim, Pekli precisou se abrir e conseguiu devolver a punição para Ketleyn, levando o duelo para o golden score. Em melhor forma, a atleta do clube Minas Tênis ficou com a medalha após derrubar a rival por ippon com belo contra-golpe.
Antes de se classificar para a disputa do bronze, Ketleyn teve grande atuação ao longo do dia. Em sua primeira luta, ela superou a sul-coreana Sin-Young Kang por yuko. Já no duelo seguinte, ela encarou a holandesa Deborah Gravenstijn, que terminou o dia com a prata, e até esteve perto de avançar às quartas-de-final. Ela fazia uma luta disputada até levar um koka de contra-golpe, suficiente para lhe tirar a vitória.
Já em sua primeira luta da repescagem, a brasiliense travou uma difícil disputa com a espanhola Isabel Fernandez. A vitória veio no golden score após os juízes punirem a atleta européia por uma entrada falsa.
Na final da repescagem, foi a vez de a japonesa Aiko Sato parar diante de Ketleyn. A brasileira acertou belo golpe no primeiro minuto de luta e conquistou o ippon. Após o golpe, a asiática precisou sair de maca para o centro médico do ginásio.

Nenhum comentário: