A verdadeira origem da canoa é difícil de conhecer, pois os povos de todas as partes do mundo criaram uma variedade de embarcações ao longo da história. A origem dos modernos caiaques olímpicos, poderia ser de um tronco de madeira oca dos indios americanos ou dos caiaques dos esquimós. Estas embarcações eram impulsionadas por apás, e eram utilizadas a milhares de anos para pescar, caçar ou viajar.
A canoagem em águas tranquilas faz parte dos jogos olímpicos desde 1936, e com o tempo foi se aplimorando, incorporando em 1972 a modalidade slalom, que é realizado em corredeiras.
Categorias de velocidade:
Masculino: canoa simples 1000m, canoa simples 500m, canoa dupla 1000m, canoa dupla 500m, caiaque simples 1000m, caiaque simples 500m, caiaque duplo 1000m, caiaque duplo 500m, caiaque quadruplo 1000m.
Feminino: caiaque simples 500m, caiaque duplo 500m, caiaque quadruplo 500m.
Categorias do slalon: caiaque simples masculino e feminino, e canoa simples e dupla masculina.
O Brasil tem uma atleta selecionada para a categoria slalon. Nivalter Santos conquistou sua vaga por uma brecha no regulamento, que impedia a ida do Canadá e do México em duas provas, herdando o lugar dos canadenses. Ela ficou em terceiro lugar nos jogos Pan Americanos do Rio, e em segundo lugar no pré-olímpico da américa, garantindo a classificação para beijing. O país ainda não possui medalhas na modalidade.
As competições em águas tranquilas tem início dia 18 de agosto até 23, quserá o segundo dia de finais.A modalidade slalon tem inícia dia 11 de agosto, com final dia 12, e 13 com final dia 14.