sábado, 2 de agosto de 2008

Logotipo do Revesamento da Tocha Olímpica



O logotipo do revezamento da Tocha Olímpica de Beijing 2008, inspirado na lenda do "fênix de fogo", mostra a imagem de corredores que leval juntos a chama olímpica. Como diz a antiga lenda chinesa, o fênix é o rei das aves e simboliza a boa sorte, eternidade, nobresa e felicidade. O uso da imagem do fênix no logotipo de revezamento da tocha olímpica pretende assegurar os melhores desejos para os Jogos Olímpicos de Beijing.

Um Mundo, Um Sonho


"Um mundo, um Sonho" resume a essência e os valores universais do espírito olímpico: Humildade, Amizade, Progresso, Harmonia, Participação e Esperança. Expressa o desejo comum dos povos de todo o mundo, inspirados pelos ideais olímpicos, de buscar um futuro brilhante para a humanidade. Apesar da diferença de cor da pele, da língua e das raças, compartilhamos a ilusão dos Jogos Olímpicos, buscamos juntos o ideal da paz para a humanidade. Pertencemos ao mesmo mundo e compartilhamos a mesma aspiração e sonho.


"Um mundo, um Sonho" reflete os valores essenciais dos Jogos Olímpicos de Beijing, encarnando os valores de harmonia de "Olimpíada do Povo", centro e alma dos três conceitos: "Olimpíada Verde, Olimpíada de Alta Tecnologia e Olimpíada do Povo". Construir uma sociedade harmoniosa e alcançar um desenvolvimento harmonioso é o nosso sonho e aspiração. "A integração entre o homem e a natureza" e "a paz é o grande valor" constituem os ideais e aspirações do povo chinês desde a antiguidade em sua busca pela harmonia entre o homem e a natureza e entre os povos. Estamos convencido de que a pal e o progresso, o desenvolvimento harmônico, a convivência amistosa, a cooperação para o benefício mútuo, e a vida feliz são os ideais comuns dos povos do mundo inteiro.


"Um mundo, um Sonho" é simples como a expressão, mas profundo como o significado. Provêm da China e também do mundo. Encarna o ideal nobre da população de Beijing e do povo chinês em sua intenção de formar parte da comunidade global. Expressa a firme convicção de uma grande nação, com uma grande civilização de 5 mil anos e que agora marcha em direção a modernização, de dedicar-se ao desenvolvimento pacífico, a harmonia social, a felicidade do povo. Também manifesta a aspiração dos 1300 milhões de chineses de contribuirem e estabelecerem um mundo pacífico e mais fenomenal.
(texto retirado do site oficial e traduzido por Diego Uczak em 2/08/2008)

Circuito Laoshan

O Circuito Laoshan foi reformado para os Jogos Olímpicos, e conta com 17 mil lugares. Nele será disputado a prova de Ciclismo em Mountan Bike. O circuito fica no distrito de Shijinshan em Beijing, e compreende uma área de mais de 8 mil metros quadrados. É uma instalação somente para os jogos olímpicos.

Centro Aquático Nacional


Localizado no Parque Olímpico de Beijing, o Centro Aquático Nacional começou a ser construído no final de 2003 e foi concluído no início deste ano. São 21 mil lugares em mais de 79 mil metros quadrados. Serão disputados as provas de Natação, Salto Ornamental e Nado Sincronizado. Nas Para-Olimpíadas será utilizado na Natação.

Estádio Coberto Nacional


Com mais de 80 mil metros quadrados, o Estádio Coberto Nacional começou a ser construído na metade de 2005. Localizado no parque olímpico, abrigará as competições de Ginástica Artística, Trampolim Acrobático e do Handebol, e nas Para-Olimpíadas o Basquete com Cadeira de Rodas. São 20 mil lugares que servirá tanto para competições esportivas, como eventos culturais.

Campo Chaoyang


O Campo Chaoyang é uma instalação temporária, que abrigará o Vôlei de Praia. Localizado no parque Chaoyang, teve início das construções no final de 2005. Em seus 14,2 mil metros quadrados, são disponibilizados 12 mil lugares. O Campo Chaoyang não será utilizado nos jogos Para-Olímpicos.