sexta-feira, 25 de julho de 2008

Hoquei na Grama



O hoquei é o jogo de taco e bola mais antigo que se conhece. Na idade média se tornou um esporte tão popular que acabou proibido na Inglaterra, já que interferia com a prática de arco, cuja atividade serviria para o entretenimento dos arqueiros que também formavam o regime de defesa nacional. A Índia dominou por mais de 3 décadas a modalidade nos jogos olímpicos, ganhando todas as medalhas de ouro consecutivas, de 1928 à 1956.

No Hoquei na Grama são realizados o torneio masculino e feminino.

Não há brasileiros classificados para os jogos olímpicos de Beijing, e o país ainda não possui nenhuma medalha.

As partidas serão realizadas a partir do dia 10 de agosto, e vão até as finais nos dias 22 e 23.

Hipismo


O Hipismo foi incluído nos jogos olímpicos pela primeira vez em 1900 e de novo em 1912, seguindo regras muitos semelhantes as utilizadas nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. O hipismo é a única modalidade onde o homem e o animal formam uma equipe, e também é um dos poucos esportes onde homem e mulher competem em condições iguais.

Existem três modalidades no Hipismo:Adestramento, Salto e Concurso Completo de Equitação, todas individuais e em equipes.

O Brasil conquistou o primeiro ouro nas olímpíadas de Atenas 2004, com Rodrigo Pessoa e seu cavalo Baloubet du Rouet. O país ainda possui 2 medalhas de bronze. Ao todo, serão 12 selecionados para os jogos de Beijing.

Adestramento: dia 13 de agosto com final dia 14, e 16 com final dia 19.
Salto: dias 15 e 17 de agosto com final dia 18 e 21 de agosto.
CCE: do dia 9 à 11 de agosto e final dia 12.

Handebol


O Handebol começou a ser praticado no final do século XIX na Dinamarca, Alemanha e Suécia. 50 anos mais tarde passou a ser um esporte dos jogos olímpicos de Berlin, em 1936. No princípio, o handebol era jogado ao ar livre, até que em 1972 passou a ser jogado em quadra fechada como conhecemos nos dias de hoje.


Os jogos são disputados pelas equipes masculina e feminina.


Os 28 atletas da seleção brasileira, masculina e feminina, buscam um inédito resultado nestes jogos olímpicos, já que em Atenas a seleção masculina acabou a competição em 10º lugar e a feminina em 7º. O Brasil não possui ainda medalhas neste esporte olímpico.


Os jogos começam no dia 9 de agosto e vão até as finais nos dias 23 e 24.

Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica começou a ser praticada por volta da década de 20, após o final da Primeira Guerra Mundial, quando várias escolas de ginástica começaram a acrescentar novos exercícios e música à ginástica artística. Em virtude da adição desses elementos, em 1961, na União Soviética, a modalidade passou a ser chamada de ginástica rítmica.

Disputada unicamente por mulheres, a intenção inicial desta modalidade era suavizar os movimentos da ginástica e realçar a interação entre o corpo e os aparelhos. A ênfase na feminilidade foi outra constante na ginástica rítmica que incorpora, inclusive, posições e técnicas derivadas do balé clássico.

Existem apenas as provas individual e por equipe feminina.

Serão 6 atletas brasileiras participando dos jogos olímpicos. Em torneio fechado, no último final de semana (19/07), as brasileiras ficaram em segundo lugar, na frente das rivais ucranianas, e aumentam a chance de conquistar a primeira medalha olímpica para o Brasil.

As classificatórias serão nos dias 21 e 22 de agosto, e as finais nos dias 23 e 24.