quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Resumo do dia 6 de Agosto de 2008


No primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos de Beijing, teve extréia apenas do futebol feminino. Como o campeonato requer um tempo maior entre cada partida, os jogos começaram com 2 dias antes da abertura oficial.

Houveram 3 partidas às 6 da manhã (hr Brasília) com os seguintes resultados:
Argentina 1x2 Canadá
Alemanha 0x0 Brasil
Japão 2x2 Nova Zelândia
E mais três partidas às 8:45 (hr Brasília) encerraram o dia:
China 2x1 Suécia
Coréia do Norte 1x0 Nigéria
Noruega 2x0 EUA
Durante o dia você confere aqui notícias, história e curiosidades dos Jogos Olímpicos.

Seleção feminina empata com Alemanhã no primeiro jogo


Primeiras atletas do Brasil a entrar em ação nos Jogos de Pequim, dois dias antes da abertura oficial, as meninas da seleção de futebol empataram com a Alemanha por 0 a 0 nesta quarta-feira, na largada do torneio olímpico, na cidade de Shenyang.Na reedição da final da Copa do Mundo do ano passado, as brasileiras ficaram sem a sonhada revanche contra as alemãs, que bateram o time de Marta, Cristiane e companhia por 2 a 0 na decisão de 2007, em revés assumidamente traumático para o time nacional.

Com o resultado, Brasil e Alemanha ficam com um ponto somado no grupo F do torneio feminino, que também conta com Nigéria e Coréia do Norte.O tão esperado duelo entre Marta e Prinz, as jogadoras que concentram os cinco últimos troféus de melhor do mundo da Fifa (dois da brasileira e três da alemã) foi morno, com vantagem para brasileira que teve duas finalizações nos minutos finais.Atual bicampeã da premiação da Fifa, a atacante brasileira pegou poucas vezes na bola, errou passes e não conseguiu levar vantagem em lances individuais contra a marcação das atuais campeãs mundiais, baseada essencialmente na força física. Marta ainda perdeu excelente chance de gol no 2º tempo, dentro da área, após rebote da goleira rival. Nos últimos 10 minutos, a brasileira ainda teve mais duas chances de matar o jogo no final da partida, mas desperdiçou.Em um jogo que sobrou nervosismo das duas partes, as jogadas de excesso de força e os erros de passe superaram os momentos de beleza técnica. No entanto, o time do técnico Jorge Barcellos se saiu bem no confronto aéreo, principal virtude ofensiva da Alemanha.Tecnicamente, as alemãs conseguiram uma pequena vantagem na partida. O quarteto de frente do Frankfurt, atual campeão de clubes da Europa, com Lingor, Garafrekes, Prinz e Smisek, assustou o Brasil em jogadas de bola área pela linha de fundo principalmente no primeiro tempo. Mas a defesa brasileira e, principalmente a goleira Andréia Suntaque, se saiu bem no desafio. Na etapa complementar, o Brasil foi melhor graças a boas jogadas de Daniela Alves e Cristiane.

Sem gols, o maior agito da torcida nas arquibancadas do estádio Olímpico de Shenyang ficou a cargo das aparições de Ronaldinho Gaúcho no telão. A estrela brasileira, que entra em campo na quinta pela seleção masculina, esteve com os companheiros nas tribunas para incentivar o time feminino. A seleção feminina do Brasil volta a campo nos Jogos de Pequim no próximo sábado, às 7h45 (horário de Brasília), quando enfrenta a Coréia do Norte, mais uma vez na cidade de Shenyang.

União Soviética compensa boicote com supremacia e pompa


A Olimpíada de Moscou tinha tudo para ser grandiosa. Desde 1974, quando a escolha foi anunciada, a capital russa preparou-se para apresentar ao mundo uma Olimpíada para a glória do regime comunista. Mas, no ano olímpico, as diferenças políticas levaram a um boicote majoritário, que transformou e esvaziou o torneio.

A invasão das forças soviéticas ao Afeganistão em dezembro de 1979 fez o presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, anunciar um boicote aos Jogos. No total, 61 países aderiram ao apelo dos EUA. Com isso competições aguardadas como basquete, atletismo e natação, perderam o brilho.
Somente 80 países – o menor número desde 1956 – estiveram presentes (apenas 5.179 atletas, 4.064 homens e 1.115 mulheres). Outros, como Reino Unido, França, Itália, Austrália, Suécia e Holanda preservaram o espírito olímpico com ressalvas. A bandeira olímpica foi o estandarte utilizado por 16 delegações. Na cerimônia das medalhas, alguns países também optaram pela bandeira e o hino do COI.
Para compensar, os gastos ultrapassaram US$ 9 bilhões. A cerimônia de abertura no estádio Lênin teve 102 mil espectadores, pirâmides humanas e a mascote que ficou famosa, o ursinho Misha. Sem seus principais adversários, a União Soviética dominou com folga o quadro de medalhas.

Nadador símbolo do Espírito Olímpico


O nadador Eric Moussambani, da Guiné Equatorial, ganhou a afeição do público apesar do desempenho muito inferior aos demais, e tornou-se símbolo do "espírito olímpico".

Ele caiu n´água sozinho nas eliminatórias dos 100 m livre, já que os rivais de sua bateria foram desclassifcados após queimarem a largada. Moussambani demorou 1min52s72 e teve que apelar para o nado "cachorrinho", pois quase se afogou no final. O atleta tinha aprendido a nadar seis meses antes e nunca tinha competido em uma piscina olímpica, pois não havia nenhuma em Guiné.

1948 - Olimpíadas de Londres


As Olimpíadas de Londres, em 1948, foram a resposta do Movimento Olímpico para a Segunda Guerra Mundial, que foi de 1939 a 1945. Após um intervalo de 12 anos, um conflito mundial que deixou um saldo de 20 milhões de mortos e sem o Barão de Coubertin, que morreu em 1937, os Jogos Olímpicos só renasceram graças ao entusiasmo de alguns membros do COI (Comitê Olímpico Internacional).


Após a morte Coubertin, em 1937, e do seu sucessor, o belga Henri Baillet-Latour - que faleceu ao ser comunicado da morte em combate de seu filho -, o Movimento Olímpico estava fraco. Tanto que o presidente interino do COI, o sueco Sigfrid Edstroem, convocou o comitê executivo e só compareceram à reunião o norte-americano Avery Brundage e o britânico Lord Aberdale.
Com a Guerra, as edições dos Jogos marcadas para Tóquio e Londres foram canceladas. Em 1948, Tóquio ainda não tinha condições de organizar os Jogos e deixou a disputa. Londres herdou o direito de organizar os Jogos após vencer, em fevereiro de 1946, em votação pelo correio, a suíça Lausanne e quatro cidades norte-americanas: Baltimore, Los Angeles, Minneapolis e Filadélfia.
O comitê de organização foi presidido por Lord Burghley, campeão olímpico dos 400 m com barreiras em 1924, prata em 1928 e herói de guerra como aviador da Real Força Aérea britânica, a RAF.
Muitos atletas que tinham participado dos Jogos de 1936 morreram na Guerra, entre eles campeões olímpicos como o nadador húngaro Ferenc Csik (100 m livre e 4 x 200 livre) e os alemães Carl Long (salto em distância), Wilhelm Leichum (4 x 100 m), Rudolph Harbig (4 x 400 m) e Hans Woelke (arremesso de peso).
Várias nações pediram ao COI a exclusão dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), como já havia acontecido com os perdedores da Primeira Guerra Mundial. A Itália foi a única que competiu. A ausência de um governo reconhecido foi a alegação oficial para a Alemanha não ser convidada. Os japoneses, convidados, preferiram não ir.
A União Soviética manteve sua política de isolamento, iniciada em 1917, e não participou. Novos países comunistas, como a Tchecoslováquia, resolveram participar.

Futebol feminino inicia partidas hoje


Hoje, as equipes de futebol feminino iniciam as competições nos jogos olímpicos de Beijing. Será a primeira rodada do futebol feminino.
Três partidas tem início as 6 da manhã, horário de Brasília:
Argentina x Canadá - Tianjin
Alemanha x Brasil - Shenyang
Japão x Nova Zelândia - Quinhuangdao
As outras três partidas começam a partir das 8:45hs, horário de Brasília.
China x Suécia - Tianjin
Coréia do Norte x Nigéria - Shenyang
Noruega x EUA - Quinhuangdao

Chama Olímpica chega a Beijing


Depois do revesamento em 21 cidades do mundo, e 31 cidades da China, a chama Olímpica chega a Beijing para seguir a sua rota. Dia 8 de agosto acenderá a chama principal do Estádio Nacional. O revesamento em Beijing durará 3 dias e terá 433 revesadores, entre eles 29 estrangeiros, 2 participantes de Hong Kong e o senhor Lin Qingfa de Tapei na China.
O revesamento iniciará na parte sul da cidade proibída pela manhã, com o primeiro astronauta asiático Yang Liwei.