quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008

Hoje, sexta-feira (8/08), a cerimônia dos 29º Jogos Olímpicos comecará às 9 da manhã (hr Brasília) em ponto, no Estádio Nacional, conhecido como Ninho de Pássaro. No total serão 3 horas e meia de apresentação. A primeira etapa será uma série de cerimônias iniciais, como a apresentação do símbolo olímpico e o asteamento da bandeira nacional da China. Segue a apresentação artística. Na terceira parte entrarão as delegações que participarão das olimpíadas. A entrada será em ordem alfabética da língua chinesa, pelo número de traços do primeiro caractér do nome escrito em chinês. Depois o presidente do COI e do COJOB farão discurso, e o presidente do país anunciará a inauguração dos Jogos Olímpicos. A cerimônia terminará com o acendimento da chama olímpica e fogos artificiais.

Treino de tiro 10m


Nesta quinta-feira (7/08) haverá as 21:30 (hr Brasília) o treino para as provas de Carabina de Ar 10m feminino, e na sexta-feira (8/08) às 1:00 da manhã o treino masculino de Pistola de Ar 10m.

1ª Inspeção de Cavalos

Nesta sexta-feira (8/08), às 3 da manhã (hr Brasília) acontece a primeira inspeção de cavalos, no Centro de Hipismo Olímpico de Hong Kong. O Brasil terá 5 competidores participando da inspeção para as provas que iniciam neste sábado (9/08).

Resumo do dia 7 de Agosto de 2008

Hoje foi dia da extréia do torneio masculino de futebol nos jogos olímpicos de Beijing. 8 partidas marcaram a primeira rodada.
Às 6 da manhã (hr Brasília) 4 partidas:
Honduras 0x3 Itália
Brasil 1x0 Bélgica
Japão 0x1 EUA
Austrália 1x1Sérvia
E mais 4 partidas encerraram o dia olímpico:
Coréia do Sul 1x1 Camarões
China 1x1 Nova Zelândia
Holanda 0x0 Nigéria
Costa do Marfim 1x2 Argentina

Futebol brasileiro extréia com vitória


A seleção masculina de futebol fez a sua partida de extréia nos jogos olímpicos hoje pela manhã. Pela primeira rodada no torneio, o Estádio de Shenyang foi palco da vitória brasileira sobre a seleção da Bélgica. Aos 30 minutos do 2º tempo, Hernanes (São Paulo FC) marcou contra a seleção belga. Breno também marcou no finalzinho do jogo, mas estava em posição de impedimento. Final Brasil 1 x 0 Bélgica. A próxima partida será no domingo às 6 da manhã (hr Brasília) contra a seleção da Nova Zelândia.

Antes da Guerra, as Olimpíadas de Hitler


Berlin foi eleita para receber os Jogos Olímpicos de 1936 cinco anos antes, quando o nazismo ainda não tinha chegado ao poder na Alemanha. Com a ascensão do 3º Reich, porém, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tentou tirar os Jogos dos alemães, sem sucesso. Os norte-americanos, inclusive, programaram os Jogos Alternativos em Barcelona, cancelados devido à Guerra Civil Espanhola.

Os nazistas não pouparam esforços para fazer das Olimpíadas propaganda do regime. Os melhores engenheiros do Reich projetaram o estádio Olímpico, que custou US$ 30 milhões. Todas as grandes indústrias alemãs colaboraram, visando fazer dos Jogos um momento histórico para a glória de Adolf Hitler

Um memorando secreto transmitido no dia 18 de julho de 1936 para todas as forças de segurança advertia: "O desenvolver grandioso e sem incidentes dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, é da maior importância para a imagem da nova Alemanha aos olhos de nossos convidados estrangeiros".

A Olimpíada de Berlim obteve grande êxito popular, com mais de três milhões de espectadores nas arquibancadas. O evento também pôde ser acompanhado por meio de uma novidade: a televisão. Além disso, o regime encomendou a Leni Riefenstahl, a cineasta oficial do Reich, a realização de um documentário oficial, chamado "Deuses do Estádio".

Berlin foi também a última Olimpíada antes da Segunda Guerra Mundial. À época, já se ouvia na capital da Alemanha rumores de uma luta que acabaria por devastar a Europa. O conflito eclodiria em 1939, e as duas edições seguintes dos Jogos, programadas para Tóquio-40 e Londres-44, foram canceladas.

A resposta esportiva norte-americana à crise de 29


A crise da bolsa de 29 fez o mundo duvidar do poderio econômico dos EUA e a economia norte-americana só começaria a se recuperar em 1933, com o New Deal do presidente Roosevelt. No esporte, porém, a resposta veio já em 1932, com os Jogos Olímpicos de Los Angeles.



Apesar do crash da bolsa de valores de Nova York em 1929, não faltou dinheiro para organizar os Jogos. Graças ao patrocínio de US$ 1,5 milhão da prefeitura de Los Angeles e o apoio da iniciativa privada, várias instalações foram construídas ou reformadas. O estádio olímpico, por exemplo, teve a capacidade ampliada de 70 mil para 100 mil lugares. Construiu-se, também, um estádio hípico e o campo de futebol americano da Universidade de Pasadena foi transformado em velódromo para 85 mil espectadores.
A Vila Olímpica, inovação dos Jogos de 1924, foi construída em estilo colonial, com 700 casas pré-fabricadas erguidas sobre um campo de golfe com vista para o Pacífico. Em um detalhe hollywoodiano, a segurança da Vila foi feita por vaqueiros a cavalo.
A crise, porém, foi sentida. Somada aos elevados custos da viagem para a costa oeste dos EUA, Los Angeles-32 tiveram a menor participação de atletas desde 1908. Apenas 1332 atletas competiram, menos da metade de Paris-24 e Amsterdã-28.

Mudança aristocrática

Pela primeira vez na história, a prova da maratona foi disputada na distância de 42,195 km, fato que permanece até os dias atuais. Não é a distância original entre o planalto de Marathon e a cidade de Atenas, mas, sim, a que separa o castelo de Windsor (residência da monarquia britânica) do estádio de Sheperd's Bush na capital inglesa. A explicação para a mudança não tem qualquer argumento esportivo. Os 2,195 km acrescentados vieram a pedido do rei Eduardo VII, que morava em Windsor e quis dar a partida da maratona dos Jogos de sua residência para que seus netos assistissem ao espetáculo.

Futebol masculino extréia em Beijing






Hoje é dia de extréia do futebol masculino nos estádios da China.
8 jogos marcam o início do torneio nos jogos olímpicos de Beijing.

Quatro partidas iniciam às 6 da manhã (hr Brasília):

Austrália x Sérvia - Shanghai

Japão x EUA - TJ Olympic Center

Brasil x Bélgica - Shenyang

Honduras x Itália - QHD

E mais quatro partidas finalizam o dia olímpico às 8:45 da manhã (hr Brasília):

Costa do Marfim x Argentina - Shanghai

Holanda x Nigéria - TJ Olympic Center

China x Nova Zelândia - Shenyang

Coréia do Sul x Camarões - QHD

Seleção inicia sonho olímpico com nova aposta no improviso


Dois anos depois da desastrada preparação para a Copa da Alemanha, a seleção brasileira de futebol inicia nesta quinta-feira a caminhada nas Olimpíadas, sua missão mais importante desde o Mundial de 2006, novamente com a esperança de que o improviso somado ao poder da individualidade técnica compense a falta de trabalho.

Após uma apressada fase de preparação, o time de Dunga começa a caminhada nos Jogos de Pequim contra a Bélgica nesta quinta, às 6h (de Brasília), no estádio Olímpico de Shenyang, na cidade de mesmo nome.

Em campo estará uma equipe titular que jogará junta apenas pela terceira vez, levando-se em conta os amistosos recentes na Ásia contra Cingapura e Vietnã. No entanto, a rigor, a formação que enfrenta os belgas será inédita, já que Thiago Silva, titular nos testes contra asiáticos, ficará de fora por lesão e dará lugar na zaga a Breno.

"Tivemos dificuldades, 15 dias para treinar uma equipe, problemas de alimentação aqui. A gente já tem pouco tempo para treinar, aí chega aqui e ainda tem que treinar só 1h30, 2 horas, em coisa determinada por quem nunca jogou futebol. Aqui é tudo no improviso", desabafou Dunga sobre os 'percalços chineses', que se somaram a todo o pacote de improvisação no planejamento pelo inédito ouro olímpico para o futebol do país.

A presença de Ronaldinho Gaúcho nas Olimpíadas simboliza o planejamento de acidentado da seleção para a competição. O astro passou a figurar nos planos para Pequim quase em cima da hora, mais especificamente depois que o preferido Kaká teve a liberação do Milan vetada para ser uma das três exceções com mais de 23 anos nos Jogos.